Mamoplastia redutora

A cirurgia para redução das mamas, consiste na retirada de tecido glandular e pele levando a uma redução de tamanho e peso das mamas.

Pode ser realizada por incisões de vários tamanhos, sendo que, a incisão aumenta de acordo com a necessidade de redução. A incisão varia desde uma exclusivamente periareolar até uma periareolar associada a um “T” invertido.

O tipo e o tamanho da incisão definem o tamanho final das cicatrizes.

Os tecidos da glândula mamária serão re-organizados após a ressecção do “excesso” para se conseguir uma boa forma na nova mama. Isto pode alterar o posicionamento de nódulos ou cistos mamários, que não sejam retirados no tecido ressecado.

As aréolas e mamilos também serão reposicionadas. Podendo ser necessária a ressecção do complexo areolo-mamilar e sua enxertia. Assim, a sensibilidade destes pode ser alterada, assim como sua coloração, em qualquer das situações.

Outros informações sobre a Mamoplastia redutora

• A plástica mamária normalmente não altera a amamentação, mas existem casos de impossibilidade de amamentação.
  • Caso ocorram alterações na mama, após a realização da cirurgia, poderá ser necessária a realização de exames de Ultra-som ou de Ressonância Nuclear Magnética, para elucidação diagnóstica.
  • As cicatrizes evoluem de acordo com a fisiologia individual, geralmente ficando de pouco perceptíveis, principalmente na penumbra. Caso ocorram alterações, existem tratamentos que podem empregados, na tentativa de melhorar o aspecto das cicatrizes, inclusive o disfarce com pigmentação da aréola e da cicatriz.
  • É possível que ocorram manchas roxas (equimoses), perda da sensibilidade parcial ou total, temporária ou permanente das mamas.
  • As mamas irão cair com o tempo. A mama é um órgão sustentado essencialmente pela pele, assim COM O PASSAR DOS ANOS, AS MAMAS IRÃO CAIR.
  • Em qualquer cirurgia plástica pode ser necessário um novo procedimento para “retoque”. Uma cicatriz não estética, uma sobra de pele ou de tecido gorduroso, um mal-posicionamento dos mamilos. Nestes casos ficam sob responsabilidade do paciente as despesas hospitalares, não havendo qualquer custo com a equipe médica.

Pré-operatório da Mamoplastia Redutora (cirurgia de redução do peito)

Pós-operatório da Mamoplastia Redutora (cirurgia de redução do peito)​

Outros procedimentos de Mama

Antes e Depois - Mamoplastia redutora

Perguntas sobre a redução dos seios

Mamoplastia redutora: As perguntas mais feitas sobre a cirurgia de redução do peito

A mamoplastia redutora tem como objetivo remover o excesso de gordura, tecido glandular e pele das mamas, proporcionando melhor qualidade de vida e alívio do desconforto causado pelo tamanho e peso excessivo dos seios.

A cirurgia é indicada quando os seios causam desconforto físico, limitam atividades cotidianas, causam dores nas costas, pescoço e ombros, além de apresentarem flacidez, aréolas alargadas e pele irritada devido ao peso e volume excessivos.

A cirurgia é realizada sob sedação intravenosa ou anestesia geral e envolve incisões nos seios para remover o excesso de tecido mamário, reposicionar o mamilo e reduzir a aréola, se necessário. As incisões podem ter diferentes padrões, como circular, em forma de T ou de fechadura.

Após o procedimento, a paciente pode precisar de cerca de 15 a 30 dias para recuperação, durante os quais deve evitar esforços físicos intensos, dormir de lado ou de bruços, elevar os braços acima da linha dos ombros e utilizar bandagem elástica ou sutiã cirúrgico para sustentar os seios.

Os resultados da cirurgia podem ser visíveis quase que imediatamente, embora possa haver inchaço e pequenas assimetrias. No entanto, os resultados definitivos geralmente são alcançados após 12 a 18 meses da cirurgia, quando o inchaço diminui e as cicatrizes amadurecem, tornando-se menos perceptíveis.

Possíveis riscos na Mamoplastia redutora

A MAMAPLASTIA Redutora, como qualquer outra cirurgia, apresenta riscos e complicações, sendo alguns específicos dela e outros genéricos à qualquer tipo de cirurgia. Dentre eles podemos citar: