Mamoplastia de Aumento (Silicone)

A cirurgia para aumento das mamas, consiste no posicionamento de uma prótese de silicone, de tamanho e forma pré-definidos, em um espaço criado nas regiões mamárias bilaterais.

Pode ser realizada por pelo menos quatro vias de acesso (incisão, que deixará uma cicatriz final): Axilar, Submamária, Transaréolo-mamilar e Periareolar. Cada uma com suas vantagens e desvantagens.

O espaço criado na região mamária para o posicionamento dos implantes, pode ser: Retro-mamário (atrás da glândula) ou retro-muscular (atrás do músculo peitoral). Cada um com suas vantagens e desvantagens.

Os implantes de Silicone são produzidos por diversas empresas nacionais e internacionais, todas aproximadamente com as mesmas qualidades e com pequena variação de preços.

Por serem feitas de material inorgânico, as próteses provocam poucas reações no corpo humano. As causadas são chamadas de reação à corpo estranho, que tem como objetivo isolar-lo, criando uma membrana ou cápsula fibrosa (cicatricial), em torno do implante.

Outros informações sobre a Mamoplastia de Aumento - Implante de Silicone

• O implante de Silicone não causa Câncer de Mama, ou qualquer outra doença. Também não atrapalha a realização da mamografia, pois existem técnicas de fazê-la, em pacientes com prótese.
  • Caso ocorram alterações na mama, após a inclusão da prótese, poderão ser necessários a realização de exames de Ultra-som ou de Ressonância Nuclear Magnética, para elucidação diagnóstica.
  • O traumatismo das mamas além de imprimir estresse mecânico as próteses, podendo levar ao seu rompimento, também pode acelerar o processo de contratura capsular ou causar hematomas que poder ter a vir de ser esvaziados.
  • As cicatrizes evoluem de acordo com a fisiologia individual, geralmente ficando de pouco perceptíveis, principalmente na penumbra. Caso ocorram alterações, existem tratamentos que podem empregados, na tentativa de melhorar o aspecto das cicatrizes, inclusive o disfarce com pigmentação da aréola e da cicatriz.
  • É possível que ocorram manchas roxas (equimoses), perda da sensibilidade parcial ou total, temporária ou permanente das mamas.
  • A amamentação geralmente não é prejudicada.
  • Você passará a ser uma pessoa com mamas maiores, sujeita a tudo que alguém que sempre teve mamas grandes está sujeita. Assim, o uso contínuo do sutiã é recomendado.
  • As mamas irão cair com o tempo. Está se acrescentando peso a um órgão que é sustentado essencialmente pela pele, assim COM O PASSAR DOS ANOS, AS MAMAS IRÃO CAIR.
  • A mamoplastia de aumento, não levanta a mama, ela aumenta a mama, se houver uma flacidez pequena, isso pode significar certo grau de elevação, mas se houver grande flacidez, isto não ocorrerá.

Pré-operatório da Mamoplastia de Aumento (Implante de Silicone)

Pós-operatório da Mamoplastia de Aumento (Implante de Silicone)

Antes e Depois - Silicone no peito

Implante de silicone nos seios

Mamoplastia de aumento: As perguntas mais feitas sobre a cirurgia de colocação de silicone no peito

Existem cinco formatos de prótese de silicone para os seios: perfil baixo, moderado, alto, super alto e anatômico. A escolha do formato depende das necessidades e objetivos individuais da paciente.

As próteses de silicone modernas são duráveis e não precisam ser trocadas periodicamente, a menos que apresentem problemas como ruptura ou rejeição. Atualmente, as próteses têm garantias que podem durar mais de 10 anos, oferecendo maior segurança às pacientes.

A colocação da prótese por baixo do músculo (submuscular) é mais discreta e evita a marcação do colo, mas pode ser mais dolorosa durante a recuperação. Já a colocação por cima do músculo (subglandular) é menos dolorosa, mas pode resultar em uma aparência mais marcada e volumosa.

A cicatriz do silicone nos seios pode ser feita pela aréola (periareolar) ou abaixo dos seios (incisão inframamária). A escolha da técnica depende das preferências da paciente e do tipo de resultado desejado.

Geralmente não. A perda de sensibilidade nos seios após a colocação do implante é rara e, quando ocorre, é geralmente temporária. A sensibilidade pode ser afetada principalmente durante o período pós-operatório.

O tipo mais comum de anestesia usado no implante de silicone nos seios é a peridural com sedação ou a anestesia local com sedação. O tipo de anestesia escolhido pode variar de acordo com as preferências da paciente e a recomendação do cirurgião plástico.

A colocação de prótese de silicone nos seios geralmente não prejudica a capacidade de amamentação, especialmente quando a incisão é feita abaixo dos seios. No entanto, é importante discutir essa preocupação com o cirurgião plástico antes da cirurgia.

Não há evidências científicas que associem o implante de silicone nos seios ao desenvolvimento de câncer de mama. Os implantes modernos são considerados seguros, mas é importante realizar exames de acompanhamento regularmente.

Possíveis riscos na Mamoplastia de aumento

A MAMOPLASTIA DE AUMENTO, como qualquer outra cirurgia, apresenta riscos e complicações, sendo alguns específicos dela e outros genéricos à qualquer tipo de cirurgia. Dentre eles podemos citar: