Cirurgia no nariz
Rinoplastia
A cirurgia para rinoplastia, consiste na retirada, incorporação e reposicionamento dos tecidos que constitui o Nariz, de forma a adequá-lo a conformação facial e cada paciente, ganhando-se com isso uma harmonia estética.
Pode ser realizada por duas vias de acesso (incisão, que deixará uma cicatriz final), as técnicas fechada e aberta. Cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Durante a Rinoplastia trabalhamos as configurações do “esqueleto” nasal, moldando-as, dentro de um determinado limite, imposto pela anatomia individual de cada paciente.
Após reconfigurado o arcabouço nasal, acomodamos a pele por sobre este arcabouço.
Outras informações sobre a Rinoplastia
- O planejamento cirúrgico, muitas vezes envolve o uso de fotografias, fotografias digitais manipuladas e desenhos esquemáticos. Em nenhum momento estes recursos podem ser considerados como preditores de um possível resultado final. São apenas recursos para se facilitar o planejamento cirúrgico.
- De acordo com cada caso poderá ser necessário a retirada de enxertos de cartilagem do septo nasal, costelas ou orelhas. A retirada de enxertos da costela deixa uma cicatriz horizontal na região peitoral de aproximadamente 7 (sete) cm (nas mulheres – no sulco abaixo da mama, próximo ao externo; nos homens aproximadamente quatro dedos acima da borda inferior das costelas).
- Caso ocorram alterações nasais, após a cirurgia, poderá ser necessária a realização de exames de Raios X e de Tomografia computadorizada, para elucidação diagnóstica.
- O traumatismo do nariz além de imprimir estresse mecânico a nova estrutura, podendo levar a sua desconfiguração, também pode gerar hematomas, irregularidades e desvios a médio e longo prazo.
- As cicatrizes evoluem de acordo com a fisiologia individual, geralmente ficando pouco perceptíveis, principalmente na penumbra. Caso ocorram alterações, existem tratamentos que podem empregados, na tentativa de melhorar o aspecto das cicatrizes.
- Irão ocorrer manchas roxas (equimoses), perda da sensibilidade parcial ou total temporária e edema importante do nariz.
- Podem ocorrer alterações respiratórias nos primeiros meses após a cirurgia, principalmente pelo edema que ocorre no local.
- Com o tempo a pele do nariz irá afinar e isto pode expor irregularidades da estrutura nasal, sendo necessária uma reintervenção para correção.
- Toda e qualquer cirurgia plástica é passível de necessitar de outras intervenções para corrigir pequenas imperfeições. Caso seja necessária nova intervenção, não haverá qualquer ônus com honorários médicos, ficando a cargo do paciente à custa hospitalar.
Pré-operatório da Rinoplastia (cirurgia de nariz)
- 1. Obedecer às instruções dadas para a internação
- 2. Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
- 3. Internar em jejum absoluto de, no mínimo, 8 horas e não trazer objetos de valor para o hospital.
- 4. Vir acompanhada para a internação.
- 5. Evitar uso de brincos anéis, alianças, piercings, esmaltes coloridos nas unhas, etc. Qualquer destes será retirado antes da cirurgia.
- 6. Não ingerir quaisquer medicações ou drogas até 10 dias antes da data marcada para cirurgia, sem comunicação prévia ao cirurgião.
Pós-operatório da Rinoplastia (cirurgia de nariz)
- 1. Aplicar 30 min de gelo, a cada 2 h, sobre o nariz a face nas primeiras 48 h.
- 2. Evitar esforços por 30 dias.
- 3. Não abaixar a cabeça por 15 dias, salvo orientação específica do cirurgião.
- 4. Dormir com a cabeça mais alta que o tronco.
- 5. Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência deitado (a) ou sentado (a), assim como evitar esforços máximos.
- 6. Não se exponha ao sol por um período mínimo de 180 dias (utilize filtros ou bloqueadores solares).
- 7. Obedecer à prescrição médica.
- 8. Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
- 9. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire quaisquer dúvidas que possam advir com seu cirurgião.
- 10. Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite) assim como o uso de frutas.
- 11. Aguarde para fazer sua "dieta ou regime de emagrecimento", após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar conseqüências difíceis a serem sanadas.
Outros procedimentos de nariz
Antes e Depois - Rinoplastia
Cirurgias e procedimentos feitas pelo Dr. Celso Boechat
Outras Cirurgias Plásticas no Rio de Janeiro
De praias deslumbrantes a uma estética vibrante, conheça as cirurgias plásticas que refletem o belo espírito e o padrão estético dinâmico do Rio de Janeiro.
Cirurgias de Mama
Eleve seu auto estima, reafirme sua beleza.
Cirurgias Corporais
Transformações para o seu corpo ideal.
Cirurgias Facias
Renovação facial, desperte sua verdadeira expressão.
Tudo sobre a rinoplastia
Rinoplastia: As perguntas mais feitas sobre a cirurgia de nariz
Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, como conseqüência de incisões (cortes) feitos na columela ou nas asas nasais feitas para se harmonizar melhor o resultado ou mesmo a fisiologia nasal.
Cada paciente comporta-se diferentemente do outro em relação à evolução das cicatrizes e no caso específico do nariz, geralmente tornam-se imperceptíveis, Certos pacientes podem, no entanto, apresentar tendência a cicatrização inestética (hipertrófica ou quelóide). Este fato deverá ser discutido na consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando pode se fazer a avaliação da fase em que se encontra.
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. A qualidade da pele do nariz também poderá interferir no prognóstico do resultado almejado. Cada caso é estudado, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Além disso, o nariz tem inúmeras funções, dentre elas respiração e olfação, que precisam ser respeitadas.
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa 1ª fase (logo após a retirada do curativo imobilizante, em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno 6 a 12 meses. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.
A Rinoplastia visa melhorar as condições estéticas e, quando necessário, corrigir algumas alterações respiratórias do paciente, quando estas condições são precárias no nariz original. Poderá haver pequena dificuldade respiratória, em certos períodos do dia, no pós-operatório mediato. Com o decorrer do tempo tende a normalizar-se. Quando a correção do septo se fax necessária, a rinoplastia poderá ser feita simultaneamente ou numa segunda oportunidade, de acordo com o caso.
A ação da cirurgia sobre este sintoma é imprevisível. O importante é que se tente ao máximo a preservação das funções respiratórias na rinoplastia.
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal, decorrente da idade do paciente.
Todo ato médico inclui no seu bojo, um risco variável e a Cirurgia Plástica, como parte da Medicina, não é exceção. Pode-se minimizar o risco, preparando-se convenientemente cada paciente, mas não eliminá-lo completamente.
Tanto a anestesia local sob sedação quanto a geral poderão ser utilizadas. Ficará critério da equipe cirúrgica indicar a mais conveniente.
Entre uma e duas horas. Em alguns casos este tempo é ultrapassado. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
Poderá variar de meio período até um dia de internação. Dependendo do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.
Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado com gesso ou outro material, que o recobre totalmente, permanecendo por cerca de sete a oito dias. Em alguns casos é utilizado o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas. Quando da associação com septoplastia ou retirada das conchas nasais, o tempo de permanência dos tampões poderá ser ampliado.
Existe um pequeno sangramento, que é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto a abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de higienizar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório geralmente confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, esta é usualmente combatida com analgésicos, comuns.
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito ( dois travesseiros). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.
Enquanto houver manchas equimoses, é aconselhável que se evite a exposição solar.
Até que se atinja o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias, são comuns e alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do período comprendido entre o 6º e o 12o. mês pós-operatório.
Possíveis riscos na Rinoplastia
A RINOPLASTIA, como qualquer outra cirurgia, apresenta riscos e complicações, sendo alguns específicos dela e outros genéricos a qualquer tipo de cirurgia. Dentre eles podemos citar:
Genéricos
1. Alergias: Algumas medicações ou alguns produtos usados durante a cirurgia podem causar reações alérgicas, podendo levar até a morte. As reações alérgicas são pacientes dependentes e podem ocorrer tanto à medicamentos ou produtos que o paciente nunca teve contato, quanto aos que já teve contato prévio, mesmo não apresentando reação anterior.
2. Cicatrizes: Podem ocorrer alterações da cicatrização, tais como coloração escura ou clara, alargamento, hipertrofia ou queloide. As visitas regulares no pós-operatório viabilizam o diagnóstico precoce e o controle destas alterações
3. Hematoma: Acúmulo de sangue na área operada, por algum vaso que não apresentava sangramento ao final da cirurgia e, no pós-operatório imediato, este ocorreu. Pode ser tratado por aspiração com seringa e agulha ou, raramente, ser necessária a re-operação.
Marque sua consulta
Saiba tudo o que precisa em uma consulta
Appointment
Marque sua consulta e tire suas dúvidas
Agende uma Consulta com o Cirurgião Plástico Dr. Celso Boechat. Descubra o caminho para a transformação estética e o aprimoramento da sua autoestima. Nossa equipe especializada está pronta para guiá-la através das opções de procedimentos, respondendo às suas perguntas e criando um plano personalizado para atender às suas necessidades. Marque sua consulta agora e dê o primeiro passo em direção a uma versão mais confiante e radiante de si mesma.
Enviar mensagem pelo WhatsApp
Atendimento e consultas
Ligar
(21) 997336862
Horário de atendimento
Segunda a Sexta - 09:00h - 21:00h
Sábados e Domingos - Fechado, apenas para cirurgias